terça-feira, 20 de outubro de 2015

Casa Escola e Creche Aberta

No dia 08 de outubro a Casa Escola participou da iniciativa Creche Aberta, uma articulação de atividades da semana das criança, na Creche Municipal Brincadeira de Criança, Morro da Mineira, Catumbi. 



O objetivo da inciativa é aproximar a comunidade e projetos que se interessem  pelo universo infantil e que possam disponibilizar um tempo para as crianças apresentando uma atividade durante um período do dia. Uma oportunidade de trocarmos experiências, ampliarmos nossa rede e conhecer uma realidade bem distinta da nossa.

Para o Coletivo foi uma experiência muito rica que trouxe muitas reflexões. Inicialmente queríamos levar as crianças da Casa Escola para passar a tarde na creche também, mas foi colocado que esse primeiro contato seria mais interessante que estivéssemos cem por cento disponíveis para as crianças da creche. Realmente isso fez toda a diferença, pois pudemos estar dedicados a elas para fazer esse primeiro contato e uma aproximação tranquila.

Nossa intenção foi conhecer as crianças e apresentar algum material que elas pudessem manipular e trocar conosco. Levamos manjericão, hortelã, alecrim, sálvia,canela, sementes, cola, papel craft, óleos essenciais com vários cheirinhos deliciosos.

Chegamos na sala e encontramos uma média de 18 a 20 crianças próximas aos 4 anos, sentadas finalizavam seu lanchinho pós sono da tarde. Ficaram tímidas, mas conforme nos apresentamos e fomos colocando as ervas e temperos elas se aproximaram e rapidamente se interessaram pela proposta. Algumas colocaram galhos de alecrim na orelha, outras comeram manjericão e juntas foram nos acolhendo e mostrando seus tesouros e segredinhos.

A sensação foi poder sentir o cheiro do alecrim na folha e depois no óleo essencial. Molhávamos um algodão e elas cheiravam. Umas gostavam, outras não, mas todas queriam colocar na mochila pra levar pra casa para mostrar para os pais. Depois começamos a colar no papel. Colar o papel no chão com fita e colar as folhas no papel foi uma atração a parte. As coisas mais simples para elas estavam ótimas. Criaram florestas com as folhas e terra com a canela, além das embalagens de isopor que viraram casinhas na colagem. Dançamos ao som da gaita, fizemos uma roda que virou uma cobra e nos despedimos. Muita alegria e gratidão nos olhares das pequenas crianças.




Na segunda turma fizemos o mesmo processo, mas ainda tivemos uma semente que solta uma florzinha que voa. Foi uma alegria. Sopramos as flores e de repente na sala tinha um monte de bracinho pra cima tentando alcançar  aquela penugem voando. Gritos e gargalhadas.

O cabelo liso de uma das mães do Coletivo foi o frisson nas duas turmas que visitamos. Foi só ela sentar no chão e as meninas começaram a passar a mão em seu cabelo, alisando e fazendo penteados.

As professoras e equipe pedagógica nos receberam com muito carinho e nos deixaram muito a vontade para propor as atividades. O encontro foi importante para nos conhecermos e mostrarmos nosso interesse em estar dentro dessa rede institucionalizada também. Nossas práticas se convergem no momento em que estamos nos dedicando às crianças e acreditamos que podemos, a partir disso, criar um diálogo e aprender com esse outro contexto.

Esperamos continuar esse encontro, conhecer as outras turmas e contribuir com nossas habilidades e carinho para as ações de troca que a creche propõe.
Depois de uma semana recebemos o retorno de Camila Fernandes, que nos colocou em contato com a direção da creche, dizendo que a equipe gostou muito de nossa participação e que as crianças também. Oba! Seguimos nos aproximando.
Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário