Cursos / Congressos
2018
- Itinerário Pedagógico e a Cultura Popular (Escola Jangada) 2018
- Curso de Contação de História Negra: Literatura Infantojuvenil ( Grupo Cultural Vozes da África e Instituto Tá na Rua)
2017
- Curso de extensão: Orikis do Nilo aos Valores Civilizatórios AfroBrasileiros - UFRJ. Apresentação Casa Escola. (2017)
- Encontro Perspectivas Descolonias - UNIRIO E CRIOLA (2017)
- 3o Encontro do Círculo de Estudos e Pesquisas, Formação de Professores, Infância e Arte (FIAR) - UFF e Museu Nacional de Belas Artes (2017)
- IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias:
Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, na UERJ apresentando o trabalho Casa Escola: uma experiência em educação (2017)
Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, na UERJ apresentando o trabalho Casa Escola: uma experiência em educação (2017)
- Evento 5 anos Degenera. Pesquisa, ativismo, pesquisa-ativismo: desafios, estranhamentos e
afetações -UERJ. Apresentação Casa Escola (2017)
- Semana da Educação - UNIRIO (2017)
- Simpósio Corpo, Arte e Natureza - UNIRIO (2017)
2016
- Semana da Educação - UNIRIO (2016)
- I Seminário Criança e Natureza - Instituto Alana (2016)
- CONANE - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação - SP - setembro/2015
2015
2015
- II Desfazendo Gênero - UFBA - Salvador - setembro/2015
2014
2014
- Arte e Educação - módulo Cultura Popular - Instituto de Arte Tear - 2014
- Uma experiência sobre Paulo Freire (André Gravatá) - Casa Sou.l - RJ -2014
- Escola Viva – Encontro para uma educação viva e consciente (Ivana Jauregui) Casa Sou.l - RJ - 2014
- Disciplina "Críticas sobre o fracasso escolar" (UERJ) - 2014
2013
- Educação com Significado - José Pacheco - Casa Sou.l - RJ 2013
2013
- Educação com Significado - José Pacheco - Casa Sou.l - RJ 2013
GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS
DEGENERA (UERJ) - Grupo de Pesquisa Desconstrução de Gênero. Coordenação Professora Amana Mattos
FRESTAS (UNIRIO) - Formação e ressignificação do educador: saberes, trocas, artes e sentido. Coordenação Professora Adrianne Ogêda
GPPF-A/PPGEdu (UNIRIO) - Grupo de Pesquisa de Práticas Educativas e Formação de Professores - Coordenação Professora Carmen Sanches
NINA (UNIRIO) - Núcleo Infâncias, Natureza e Arte - Coordenação Professora Léa Tiriba
DEGENERA (UERJ) - Grupo de Pesquisa Desconstrução de Gênero. Coordenação Professora Amana Mattos
FRESTAS (UNIRIO) - Formação e ressignificação do educador: saberes, trocas, artes e sentido. Coordenação Professora Adrianne Ogêda
GPPF-A/PPGEdu (UNIRIO) - Grupo de Pesquisa de Práticas Educativas e Formação de Professores - Coordenação Professora Carmen Sanches
NINA (UNIRIO) - Núcleo Infâncias, Natureza e Arte - Coordenação Professora Léa Tiriba
VIVÊNCIAS
- Circulo da Infância - Instituto de Arte Tear - 25 e 26 setembro/2015
- Virada Educação - RJ - 19 setembro/15
- Relato da viagem pelas Escolas Vivas da Argentina (Ana Lucia Leite e Mariana Carvalho)/Casa Sou.l - RJ - 2014
- O caminho da compaixão e a educação das crianças: explorando experiências e desafios na Comunicação Não Violenta Severino Lucena e Mieko Kanegae) - A Árvore – Jardim de Infância e Escola de Pais - RJ - 2014
- Encontro com Ana Thomaz - Santa Teresa -RJ - 2013
- O caminho da compaixão e a educação das crianças: explorando experiências e desafios na Comunicação Não Violenta Severino Lucena e Mieko Kanegae) - A Árvore – Jardim de Infância e Escola de Pais - RJ - 2014
- Encontro com Ana Thomaz - Santa Teresa -RJ - 2013
- Relações Étnico-raciais e educação: contextos, práticas e pesquisas (org Renato Noguera)
- O ensino de Filosofia e a Lei 10639 (Renato Noguera)
- O Projeto Político Pedagógico na Escola (Azoilda Loretto da Trindade)
- Multiculturalismo - mil e uma faces da Escola (org Azoilda Loretto da Trindade)
- Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, discriminação e preconceito na educação infantil (Eliane Cavalleiro)
- De volta ao Quintal Mágico - Educação infantil na Te-Arte (Dulcilia Schroeder)
- O ensino de Filosofia e a Lei 10639 (Renato Noguera)
- O Projeto Político Pedagógico na Escola (Azoilda Loretto da Trindade)
- Multiculturalismo - mil e uma faces da Escola (org Azoilda Loretto da Trindade)
- Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, discriminação e preconceito na educação infantil (Eliane Cavalleiro)
- De volta ao Quintal Mágico - Educação infantil na Te-Arte (Dulcilia Schroeder)
- Casa Redonda - Uma experiência em educação - (Péo - Maria Amélia Pinho Pereira)
- O adulto diante da criança de 0 a 3 anos - Psicomotricidade relacional e formação da personalidade (Andre e Anne Lapierre)
- Ensinando a Transgredir - a educação como prática de liberdade (bel hooks)
- A criança (Maria Montessori)
- Diversidade Sexual na Educação -problematizações sobre a homofobia nas escolas (organizador Rogério Junqueira)
- A criança (Maria Montessori)
- Diversidade Sexual na Educação -problematizações sobre a homofobia nas escolas (organizador Rogério Junqueira)
- A educação e o significado da vida (Krishnamurti)
- A Educação Waldorf - Aspectos da Prática
Pedagógica (Helmut von Kugelgen)
- Paulo Freire – Uma história de Vida (Ana Maria
Araújo Freire)
CARVALHO, J. S. F. de. “A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico”. Psicologia USP, 2011, 22(3), 569-578.
CARVALHO, M. P. de. “Ensino, uma atividade relacional". Revista Brasileira de Educação. 1999, 11, 17-32.
CASTRO, L. R. de et al. “Autoridade e liberdade na escola” In ______. Falatório: democracia e participação na escola. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade. 28(100), p. 1105-1128, 2007.
FISCHER, R. M. B. "Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas". Revista Brasileira de Educação. 2007, 12(35), p. 290-299.
LOURO, G. L. “A construção escolar das diferenças". In ______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2011.
MARTINS, L.; CASTRO, L. R. de C. “Crianças na contemporaneidade: entre as demandas da vida escolar e da sociedade tecnológica”. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. 2011, 2 (9), pp. 619 – 634.
MATTOS, A. R. et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia, 18(2), 2013, p. 369-377.
MEIRA, M. E. M. Para uma crítica da medicalização na educação. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2012, 16(1) p. 135-142.
PATTO, M. H. S. “Sobre a formação das explicações hegemônicas do fracasso escolar: O lugar das teorias raciais” In Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. (pp. 121-139).
Amigos da Casa Escola, tudo bem?
ResponderExcluirSou repórter do Portal NET Educação e gostaria de entrevistar a Geisa sobre o projeto do Casa Escola. Como poderia entrar em contato com ela? Desde já agradeço. Um abraço, e obrigado,
Leonardo Valle
(11) 98615-8875 (whatsApp)| Leonardo.neteducacao@gmail.com
www.neteducacao.com.br