sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Passeios

Vamos falar um pouquinho de nossos passeios pela cidade, já que nosso espaço físico está longe de ser o ideal e por isso gera algumas limitações. Uma delas é o contato com a natureza, pois a área externa que temos não tem árvores, terra ou areia. Por isso temos uma rotina de saídas para passeio e exploração da natureza pelo menos duas vezes por semana.

No Jardim do Museu da República temos a oportunidade de brincar com areia, de ter contato com outras crianças, de subir e descer de escorrega, túneis, escadinhas, balanços e também de brincar com os patos, marrecos, pássaros e outros bichos que tem por lá. Muitas árvores enormes, vento, sombra, laguinhos, pontes, enfim... uma imensidão para nossos pequenos exploradores. Eles sempre se divertem muito. Encontramos conhecidos, fazemos amigos que lancham conosco, marcamos encontros com outras crianças. Lá é o quintal dos sonhos.

Temos uma sorte grande de também contar com a proximidade do Jardim do Museu Benjamin Constant. Nesse espaço as crianças aproveitam pra fazer uma trilha e explorar o caminho com pedras, desníveis e muitas árvores. Geralmente se animam na busca de bichinhos como formigas, aranhas, minhocas, lagartos e borboletas. Tudo sempre com muitos gritinhos e músicas. Lá estamos em casa, conhecemos os funcionários e a turminha tem sempre assunto pra conversar com eles. Claro que a maioria não entende muito aquele alvoroço e as palavras trocadas, mas a alegria tem canal direto. Um privilégio poder caminhar e ouvir os pássaros, ver a cidade lá embaixo, sentar no mirante embaixo da pitangueira e brincar de contar os mil buraquinhos de formigueiros. E o luxo total é poder brincar com água em uma bica que tem lá. Hum... 

Outro recanto delicioso é a Pracinha da Rua Aurea. Lá geralmente vamos quando temos mais adultos pra cuidar dos pequenos, pois é uma área muito aberta e próxima da rua. Uma pracinha com brinquedos para as crianças, com rampas, árvores e aparelhos de ginástica (que são tentadores para os pequenos). Lá também encontramos muitos amigos do bairro, mães que querem conhecer nossa iniciativa e podemos compartilhar brincadeiras com as crianças que estão retornando de suas escolas/creches no final da tarde.

Além desses locais as crianças também curtem ir ao Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Lá tem um bonde que elas podem entrar, subir, descer e brincar de pequenos condutores.

O Parque das Ruínas também é uma alternativa para os dias quentes, pois lá venta muito e tem uma vista maravilhosa para o Pão de Açúcar. As crianças podem brincar em um tablado que fica montado, além da casinha de madeira e de uma "parede" de escalar.

Para os dias de chuva nossa alternativa é a Biblioteca Parque Estadual. Uma árvore de livros, brinquedos de madeira, estantes coloridas, pufs deliciosos além de muito giz de cera e lápis de cor. Lá também tem uma parede onde podemos desenhar com giz e onde já surgiram desenhos incríveis. O espaço é muito amplo e as crianças correm, correm, correm.

Muito bom poder contar com espaços aberto ao público onde podemos entrar em contato com a natureza e com outras pessoas. Claro que nem sempre é fácil ir até esses locais, pois sempre contamos com alguma aventura que não estava nos planos, mas no final sempre dá tudo certo e as crianças ficam muito felizes.

Esses são os locais que sempre vamos, mas ainda existem outros espaços externos e eventos que os pequenos participam felizes! Mas isso é assunto pra outra postagem, no intervalo entre uma organização de mochilas e carrinhos. 

Um comentário:

  1. Como dizem os gringos, "nature" e "nurture" são coisas muito próximas!

    ResponderExcluir